EQUIPE

Equipe de produção e divulgação


Coordenação
Júnia Torres
Glaura Cardoso Vale (2010 e 2011)
Carla Maia
Paulo Maia

Colaboração 
Ewerton Belico
Milene Migliano

Produção
Carla Italiano

Blog
Carla Maia

Parceiros
Grupo de estudos Poéticas da experiência (UFMG) 
Cineclube subterrâneos
Programadora Brasil
Vídeo nas Aldeias



Sessões comentadas 

Affonso Uchoa, Maurício Rezende e Theo Duarte são formados em Comunicação Social pela UFMG e dividem suas tarefas entre a pesquisa, programação e realização de cinema. À frente do Cineclube Subterrâneos, que já foi sediado no Centro de Cultura de Belo Horizonte, os três vêm apresentando desde 2008, na Filmes de Quintal, um trabalho de curadoria pautado por filmes de poucas ou raras exibições no Brasil.


Bráulio de Britto Neves doutor em Multimeios pela Unicamp. Atualmente, trabalha como pesquisador da UFMG junto ao Grupo de Pesquisa sobre Mídia e Esfera Pública. Com uma trajetória de vinte anos de participação em diversas iniciativas mediativistas, pesquisa atualmente fenômeno do "documentário tardio", que compreende as enunciações documentárias de caráter prefigurativo, transmediático, imersivo e/ou não linear.  

Bruno Vasconcelos é formado em comunicação social pela UFMG e cinema pela EICTV - Escuela Internacional de Cine y TV, Cuba. Integra o grupo de curadores e realizadores do forumdoc.bh. Trabalha em produções audiovisuais em desenho de som, montagem e fotografia.

Carla Maia é mestre em Comunicação Social pela UFMG. Atua na área de audiovisual como pesquisadora, professora, produtora e curadora. É uma das organizadoras do forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, promovido pela Associação Filmes de Quintal. Co-diretora, ao lado de Raquel Junqueira, do filme Roda, em fase de finalização.

Carolina Canguçu é formada em Comunicação Social pela UFMG. Há seis anos ministra oficinas de audiovisual, tendo trabalhado com jovens da Pedreira Padre Lopes e comunidades indígenas de Minas Gerais. Integra a equipe do forumdoc.bh desde 2006 exercendo atividades de produção, curadoria e tradução. 


Cláudia Mesquita é professora do Curso de Comunicação Social da UFMG. Foi professora do Curso de Cinema da UFSC, de 2007 a 2010. Realizadora e pesquisadora, fez mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP. Publicou, com Consuelo Lins, o livro "Filmar o real - sobre o documentário brasileiro contemporâneo" (Jorge Zahar Editor, 2008). Realizou, com Junia Torres, o filme "Nos olhos de Mariquinha" (2008).

Ewerton Belico é formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor, curador e crítico de cinema, colabora, desde 2006, na organização e curadoria do forumdoc.bh, entre outros projetos da Associação Filmes de Quintal.

Frederico Sabino é formado em Jornalismo e Letras clássicas e mestrando em Estudos clássicos pelo Programa de pós-graduação em Letras da UFMG e pela Universidade de Lausanne (Suíça). Integra a equipe da Associação Filmes de Quintal desde 2006, auxiliando na elaboração e realização de projetos, dentre esses, o forumdoc.bh.

Glaura Cardoso Vale é doutoranda em Literatura Comparada pela UFMG. Atua como pesquisadora nas áreas de literatura e de cinema. Como membro da Associação Filmes de Quintal, tem auxiliado na elaboração e coordenação de projetos, dentre esses, o forumdoc.bh, do qual é colaboradora desde 2003.

João Dumans é pesquisador de cinema. Foi programador do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, e curador do Cineclube Curta Circuito. Participou de comissões de seleção, programação e júri de festivais como o forumdoc.bh e o Festival Internacional de Curtas de BH. Atualmente, é um dos programadores da Mostravídeo Itaú Cultural.


Leo Vidigal é professor adjunto de cinema e audiovisual na Escola de Belas Artes da UFMG, e também professor do Programa de Pós-graduação em Artes na mesma instituição. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e Televisão pela Universidade de São Paulo. É vice-presidente do Centro de Estudos do Caribe no Brasil-CECAB e integrante da SOCINE. Publicou artigos em periódicos acadêmicos, notadamente a Revista Brasileira do Caribe e Devires – Cinema e Humanidades, além de revistas sobre música popular, com destaque para Bizz e The Beat. Pesquisa as interações entre as imagens e a música popular no cinema e no audiovisual, em obras ficcionais e documentais.

Oswaldo Teixeira estuda cinema no doutorado em Comunicação Social da UFMG, é radialista e jardineiro, sócio-fundador da Associação Imagem Comunitária e colaborador da Filmes de Quintal, onde realiza curadorias para o forumdoc.bh. Atualmente, prepara seu primeiro filme.

Paulo Maia é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional, desenvolve pesquisa com os Baré (aruak) do alto rio Negro no Amazonas desde 2004. Também é um dos idealizadores do forumdoc.bh - Festival do Filme Documentário e Etnográfico -, realizado anualmente desde 1997 pela Associação Filmes de Quintal em parceria com o Departamento de Sociologia e Antropologia da FAFICH - UFMG.

Pedro Aspahan é formado em Rádio e Tv pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde também concluiu o mestrado com a dissertação: “Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson”. É membro da Associação Filmes de Quintal, trabalhando na organização do forumdoc.bh. Como técnico de som, participou da produção de inúmeros filmes do cinema mineiro, entre documentários e ficções. Atua também como montador e é professor de Design Sonoro da OiKabum! Escola de Arte e Tecnologia.

Pedro Portella Macedo é diretor, fotógrafo e editor de documentários. Dirigiu "Memórias e Improvisos de um Tipógrafo Partideiro", selecionado pela TV Brasil para a série Melhores DocTV.  Como professor de audiovisual, trabalhou no curso de Formação Intercultural Indígena da UFMG com os Xacriabá, Pataxó e Caxixó. Atualmente coordena as oficinas de vídeo do projeto "Kotiria ya Bahsa - registro das danças tradicionais dos Kotiria", pelo Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI). Na ONG Vídeo nas Aldeias, coordenou, juntamente com Vincent Carelli, as oficinas Hunikuin do Rio Jordão, Acre. É membro da Associação Filmes de Quintal, tendo trabalhado, principalmente, na seleção da Mostra Competitiva Internacional  e como coordenador, desde 2004, das Oficinas de realização do forumdoc.bh.


Victor Guimarães  Jornalista e mestrando em Comunicação Social pela UFMG, com pesquisa sobre o cinema documentário brasileiro contemporâneo. É integrante da Associação Imagem Comunitária e do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência e assina o blog O trânsito.